Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de abril de 2013

"SONS DO SERTÃO: Luiz Gonzaga, Música e Identidade"

A experiência sonora da turnê de lançamento-show do livro editado pela Annablume, 2012, do autor Jonas Rodrigues de Moraes.

Depoimento de Dimas Bezerra,  um dos integrantes da turnê de lançamento. 

Dimas Bezerra é cantor, compositor e interprete, além de tocar violão,se destaca também nos instrumentos de percussão, cajón em particular o triângulo. Suas composições se inserem no campo da moderna música popular brasileira. Suas canções percorrem os ritmos, como baião, reggae, funk, rock, boi, samba e afoxé.Também ministra oficina de percussão e canto.



Dimas Bezerra comenta sobre uma das viagens de lançamento.  

A viagem a Simões-PI foi fenomenal conheci a paisagem sonora do Araripe. Enquanto músico, cantor e compositor tinha interesse em conhecer parte do Araripe do lado do Piauí e a oportunidade foi concedida pela a Direção da CEAD/UAPI/UFPI, juntamente com o prof. Jonas Rodrigues de Moraes (músico e doutorando em História Social PUC/SP), o músico e violonista Alfredo Werney Lima Torres (prof. de música do IFPI/Floriano-PI) acredito que realizamos um grande trabalho, pois atuei na palestra musicalizada e lançamento-show, “SONS DO SERTÃO: Luiz Gonzaga, Música e Identidade”, na condição de percussionista tocando cajon (carron). A atividade cultural e acadêmica ocorreu no Polo da UAPI/UFPI Simões-PI no horário das 19 horas do dia 08/03/2013. Houve uma cerimônia de abertura, sendo a mesa formada por professores, autoridades municipais e da área de educação. Posteriormente Jonas Moraes prosseguiu analisando canções do sanfoneiro Luiz Gonzaga e explicou como foi construído o repertório estético gonzagueano e sua relação com a cultura do Araripe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário