Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

LANÇAMENTO LIVRO: MULHERES DO ARARIPE

RESUMO LIVRO MULHERES DO ARARIPE: Trajetórias de lutas e representatividade política (1982-2004).

 Por Maria José Lopes Moraes de Carvalho

O livro “MULHERES DO ARARIPE: Trajetórias de lutas e representatividade política (1982-2004)" busca, a partir da relação entre história e gênero, discutir, refletir e historicizar sobre o papel dessas mulheres na região da Serra do Araripe, especialmente nas cidades de Araripina-PE e Simões-PI. Em "Mulheres do Araripe" analisa-se o engajamento político-partidário das mulheres como sujeitos históricos e sociais, na conquista de cargos eletivos ou na participação dos processos eleitorais. Com efeito, o alvo maior desse trabalho é discutir o processo de inserção e envolvimento das mulheres na política institucional nas duas cidades em pauta, durante o período de 1982 a 2004. Outro objetivo pertinente para a elaboração da obra é a identificação das diferentes práticas e estratégias utilizadas pelas candidatas para conquistar votos nos processos eleitorais. Enfim, o que se intenta com a investigação proposta nesse trabalho é compreender, historicamente, a trajetória de lutas das mulheres no Araripe no exercício de participação e intervenção política nos processos eleitorais e nos órgãos públicos de decisões políticas.

Depoimentos sobre a obra
Falar sobre a pesquisa de mestrado MULHERES DO ARARIPE: Trajetórias de lutas e representatividade política (1982-2004) e sobre a pesquisadora Maria José Lopes Moraes de Carvalho é uma honra, pois a pesquisa apresenta uma relevância impar para a consolidação do conhecimento científico na área. Ao ler o estudo, por várias, vezes vi a pesquisadora enquanto mulher do Araripe: rompendo barreiras e se firmando como agente transformadora do seu tempo. Obrigada, Mazé, por nos presentear com essa linda obra.
Dra. Bárbara Melo
Vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí

O trabalho de Maria José Lopes Moraes de Carvalho, lançado agora em forma de livro, conta-nos a trajetória de vida de algumas mulheres do sertão do Piauí e de Pernambuco que, rompendo com interditos históricos, vêm nas últimas décadas de forma persistente, relativizando verdades aceitas que definiam o campo da política e da vida pública como espaços existenciais masculinos. O livro nos fala de mulheres que demonstram nas práticas cotidianas a capacidade de se envolverem na política, de atuarem nos espaços públicos com independência, dignidade e coragem, e de fazerem da política um espaço legítimo de atuação feminina.
Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco.
Prof. História – UFPI

Articulando fios da história esquecida das mulheres, temos uma tecitura cuidadosa e competente da atuação política de sertanejas do Araripe, evidenciando o compromisso ético-político da autora em reavivar as pegadas femininas na aridez da política nordestina.
Dra. Lucineide Barros Medeiros Profª. Pedagogia – UESPI

Maria José Lopes Moraes de Carvalho, em MULHERES DO ARARIPE: Trajetórias de lutas e representatividade política (1982-2004) realiza  importante  discussão na confluência de duas dimensões  da história: gênero e política. A autora mostra aspectos do processo de conquista, por mulheres, de espaços marcados pela presença masculina: a política partidária nordestina e a representação institucional. Demonstra as dificuldades encontradas por esse sexo para a auto-afirmação e o permanente exercício de participação e intervenção política na região, bem como as estratégias colocadas em prática para contorná-las. Sua leitura oportuniza o conhecimento não só do universo feminino nordestino, mas como ele se entrecruza e se impõe à dominação masculina que é ainda uma das marcas do nordeste brasileiro.
Drª Valtéria Alvarenga - História Social–UFF
Profª. História UESPI E UEMA / CAXIAS-MA

Ao ressaltar a trajetória de lutas e representatividade politica de mulheres na região do Araripe, Maria José Lopes Moraes de Carvalho, em sua obra, reflete uma profunda ligação com a história de outras mulheres que rompem com o estigma de uma sociedade construída sob a égide do sexismo, do patriarcalismo, e, conquistam seu espaço público, contribuindo para um país mais inclusivo, justo e igualitário.
Naira Lopes Moura Professora da rede pública de ensino,
Ex vereadora do município de Campinas do Piauí (2008 a 2012). 

Lançamento do livro: "MULHERES DO ARARIPE: Trajetórias de lutas e representatividade política (1982-2004)" 
Autora: Maria José Lopes de Carvalho.
Dia: 06/11/2015.
Horário: 20 h. 
Local: Casa Cultura de Teresina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário